Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Município de Vinhais envia moção a pedir ajuda por causa da quebra na produção de castanha

 O município de Vinhais acaba de enviar uma moção ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro a pedir apoio para os produtores de castanha do concelho, devido às quebras registadas. Estimam-se que os prejuízos rondem os 10 milhões de euros


A moção foi aprovada pela câmara e assembleia municipal.

Luís Fernandes, presidente do município, pede que se olhe para Vinhais como para o resto do país. “Tal como houve apoios agora, a nível agrícola, e bem, para estas intempéries que aconteceram, em que vários agricultores e produtores foram afectados em diversas áreas, aquilo que queremos é que os nossos produtores também tenham apoio, já que o sector da castanha, em Vinhais e Bragança, sofreu uma quebra muito significativa”.

O município de Vinhais pediu à Associação Agro-Florestal da Terra Fria Transmontana e aos presidentes das juntas de freguesia do concelho o registo de quebras. Perante os dados que chegaram à câmara, é essencial ajudar os agricultores, sendo que a castanha tem um papel determinante na economia da terra fria transmontana. “Estamos a elogiar aqueles apoios que foram dados noutros produtos e noutras áreas, mas este sector também tem que ter apoio porque estamos a falar de prejuízos na ordem de 12 a 15 milhões de euros e, para um município como Vinhais, isto tem consequências gravíssimas. Directo ou indirecto, tem que haver algum apoio”.

A moção foi encaminhada para o Presidente da República, Primeiro-Ministro, ministros da Agricultura e Alimentação, Finanças e Coesão Territorial, bem como para alguns secretários de Estado, presidentes de câmara do distrito de Bragança e presidente de junta de freguesia de Vinhais, Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes e entidades ligadas ao sector.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário