A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) assinalou o seu 30.° Aniversário. A efeméride teve a presença e a participação do Presidente da República e de várias personalidades ligadas às mais importantes instituições da União Europeia da área da Saúde, nomeadamente a diretora-geral da Direcção-Geral da Saúde da Comissão Europeia e a diretora executiva da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).
Um dos momentos altos da celebração foi a homenagem do INFARMED a quatro colaboradores, "pela sua dedicação e empenho ao serviço da instituição", entre os quais se encontra o nosso amigo Carlos Pires, e a Graça Freitas, diretora-geral da Direcção-Geral da Saúde.
O Bragançano Carlos Pires entrou para o Infarmed em fins de 2000, depois de ter sido assessor de imprensa da ministra Elisa Ferreira, nos dois governos de António Guterres, primeiro no Ministério do Ambiente, depois no Planeamento (1995-2000).
No Infarmed criou o Gabinete de Imprensa, tendo sido porta-voz da instituição durante mais de uma dúzia de anos.
Alguns aspetos marcantes: a iniciativa da realização de um curso para jornalistas (2001), ministrado por peritos do Infarmed, em que os principais órgãos de informação estiveram representados, sobre o ciclo de vida do medicamento; a elaboração do jornal da instituição, "Infarmed Notícias", trimestral (de que é coordenador/editor/redator), tendo publicado já 78 números; a edição especial de Janeiro de 2018, com 120 testemunhos sobre o INFARMED na altura conturbada da ideia controversa da sua desmoralização para o Porto (depois editada em livro); e ainda a publicação de um livro, editado pela Âncora, "Redondilhando", que nasce no seio da instituição e cujo prefácio foi assinado por Ernesto José Rodrigues.
Como jornalista, fez parte das Redações do "Tempo", "Portugal Hoje", " Primeira Página", "Liberal", "Semanário" e da revista de economia "Exame" (de que foi editor).
Para quem não o conhece, Carlos Pires é o terceiro na foto a contar da direita para a esquerda.
Ao Carlos Pires, membro do Nosso Grupo no Facebook e participante ativo, conhecedor profundo de Bragança e das Suas Gentes, apresento as mais calorosas felicitações pelo reconhecimento. Forte Abraço.
HM
Sem comentários:
Enviar um comentário