Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Restaurar o Património - Preservar a Memória

 O Museu do Abade de Baçal guarda nas suas reservas um conjunto extraordinário de obras menos conhecidas ou pouco consideradas das suas coleções e que correm o risco de se perder. Exemplo disso é a obra Circuncisão, uma importante pintura a óleo sobre madeira do século XVI (que julgamos próxima da oficina de Grão Vasco), a que se associa uma criteriosa seleção de outros objetos das mais diversas tipologias.


É propósito desta exposição, sublinhar não apenas a incontestada importância histórica, artística e estética destes objetos, apresentados aqui com as suas múltiplas lacunas e vulnerabilidades, mas, sobretudo, alertar para a urgência da sua recuperação e valorização, assim como do seu estudo / investigação e divulgação.

Ancorada a um modelo de gestão participada de salvaguarda do património, o MAB inicia, assim, e à semelhança de outros museus, uma campanha de sensibilização e angariação de fundos, que privilegia o diálogo e a interação com a comunidade, bem como a necessidade do envolvimento e contributo de todos (particulares e empresas) para que sejam possíveis as intervenções de conservação e restauro.

Todas as atividades inerentes a esta campanha, que desejamos participada, poderão ser posteriormente acompanhadas através do website do museu.

Produção: Museu do Abade de Baçal / Direção Regional de Cultura do Norte; Curadoria: Georgina Pessoa e Jorge da Costa; Coordenação: Amândio Felício Design Gráfico e Comunicação: Margarida Gil Pires; Secretariado: Ana Brilhante; Montagem: Amável Antão, Carolina Cordeiro, Margarida Leal e Sílvia Ferreira; Serviço Educativo: Ana Pereira.

Sem comentários:

Enviar um comentário