Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Entrudo Chocalheiro regressa a Podence entre 18 e 21 de Fevereiro

 A aldeia de Podence, em Macedo de Cavaleiros, volta, este ano, a celebrar o Entrudo Chocalheiro


Este é um regresso muito esperado, que acontece de 18 a 21 de Fevereiro, conta com os caretos à solta, desfile de marafonas, pregões casamenteiros, ronda das tabernas, concertos, passeios, exposições e a queima do Entrudo.

O presidente da Associação Grupo de Caretos de Podence, António Carneiro, assume que serão quatro dias de grande festa e que no dia 17 a aldeia recebe uma visita especial.

“É um regresso às origens, à tradição do entrudo em que nos últimos dois anos as coisas foram feitas de outra forma. É um regresso em grande. No dia 17 vamos ter a presença do Presidente da República e vem fazer a visita à aldeia de Podence, uma promessa que lhe fizemos por causa do moral que pintámos em sua homenagem”, contou.

A tradição insere-se nas festividades de Inverno, características da região, e atrai milhares de visitantes a Podence. Ainda assim, segundo António Carneiro, a celebração acaba por trazer riqueza a outros pontos do distrito que não apenas à própria aldeia.

“São milhares de pessoas que vêm ao território e ver esta tradição, não só ao concelho, mas em todos os concelhos à volta”, disse.

Para receber tanta gente na aldeia é necessário que se criem as infraestruturas indicadas. António Carneiro defende que se devia construir um pavilhão multiusos, que serviria até para outras ocasiões, além do Carnaval, sendo que a aldeia é cada vez mais visitada.

Os Caretos de Podence foram declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, em Dezembro de 2019.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário