Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Candidaturas a subsídios agrícolas aumentaram 75 por cento em 2023

 Há um aumento de 75 por cento das candidaturas aos subsídios agrícolas, pedido único, de 2023 na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, cujo prazo terminou na passada terça-feira.


“A nível nacional regista-se um atraso. Há pouco tempo mais de 60% da área agrícola estava por candidatar.

O prazo foi prorrogado 15 dias e termina esta terça-feira. Julgo que a nível nacional o panorama seja para uma diminuição generalizada das candidaturas”, explicou Jorge Nascimento, coordenador da Associação de Agricultores de Trás-os-Montes (AATM), que tem representação em oito concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real e Guarda.

As culturas tradicionais como a amêndoa, olival e a vinha são as que maior interesse despertam para investimento. “Tem havido uma espécie de retrocesso por parte de alguns jovens, que saíram para estudar e agora com formação superior estão a regressar, porque o mercado de trabalho está estrangulado. Os pais já têm áreas com explorações ativas e aproveitam para se instalar como jovens agricultores”, referiu Jorge Nascimento.

Na zona do Baixo Sabor o amendoal é a cultura com mais investimento. “É a cultura mais procurada e mais instalada, devido às condições climáticas e como não é muito trabalhosa, tal como o olival, atrai”, acrescentou o responsável.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário