Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Escavações arqueológicas confirmaram vestígios da época romana em Alfaião

 As escavações arqueológicas realizadas em 2021 no recinto da Senhora da Veiga, em Alfaião, no concelho de Bragança, confirmaram a passagem dos romanos por este local, onde foram encontrados diversos achados arqueológicos. “As escavações foram realizadas no âmbito da intervenção realizada no altar que aqui existia.


Vamos apresentar os resultados, os poucos que tivemos, porque foi uma intervenção pequena realizada em cerca de 10 dias”, explicou Mónica Salgado, arqueóloga responsável pelas escavações.

No local referenciado como sendo da época romana, foi encontrado diverso material, que Mónica Salgado, descreve como “restos de cerâmica , cerâmica de construção, estruturas associadas ao espólio”.

Como foi realizada uma nova construção foi realizada uma sondagem arqueológica e acompanhamento. “Vou entregar ao espólio ou a autarquia ou a outro espaço museológico”, acrescentou a arqueóloga.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário