Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Câmara de Vinhais aprova moção contra falta de caixas multibanco no concelho

 O município de Vinhais aprovou por unanimidade uma moção contra a falta de caixas multibanco naquele concelho do distrito de Bragança, informou hoje a autarquia.


O presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís Fernandes (PS), disse à Lusa que neste momento há quatro caixas multibanco em todo o concelho, para servir cerca de oito mil pessoas.

"Há uma destas caixas multibanco, [a] que está junto aos bombeiros, que foi o município que fez obras e os bombeiros cederam o espaço, para podermos ter mais uma caixa multibanco", contou Luís Fernandes.

Em comunicado, o município detalha a realidade do concelho, referindo que “não existem caixas multibanco na maior parte das freguesias, apenas em duas das 26, e a distância a percorrer entre o extremo de uma freguesia e um ponto de acesso é de 25 quilómetros [km]".

Três dos equipamentos estão na sede de concelho e um em Rebordelo.

No mesmo comunicado, a câmara adianta que esta moção “surge depois de ser conhecido o estudo do Banco de Portugal que avalia a cobertura da rede de acesso a numerário em Portugal, em 2022, e em que este concelho é mais uma vez 'prejudicado'”.

“O estudo conclui que a quase totalidade da população (99%) dispõe de um ponto de acesso a menos de 5 km de distância (em linha reta) da freguesia de residência e das 3.092 freguesias, menos de 50 estão localizadas a uma distância superior a 10 km de um balcão ou de um CA", descreve a autarquia.

Segundo a câmara, tendo em conta as condições demográficas do concelho e a importância que o numerário em papel continua a ter para a maioria das pessoas, Vinhais pretende com a moção que sejam colocadas caixas multibanco, sobretudo nas freguesias mais distantes dos pontos de acesso.

Desta forma, acrescenta, será possível aumentar “a qualidade de vida das populações e os meios de acesso aos mais idosos".

"Acho que não faz sentido o Banco de Portugal ter este estudo, e bem, mas depois, sendo uma instituição do Estado, que não haja uma forma de, pelo menos, facilitar a instalação de mais caixas multibanco", disse à Lusa Luís Fernandes.

O autarca de Vinhais considera que é, mais uma vez, o peso da interioridade que está em causa.

"Hoje em dia, as caixas multibanco são fundamentais, não só para levantar dinheiro, mas para outro tipo de operações que as pessoas possam fazer. É, mais uma vez, um problema para estas regiões. Isto cria, mesmo em termos económicos, dificuldades. Temos regiões do concelho onde [as pessoas] vão fazer levantamentos de dinheiro e pagamentos a Espanha, o que é complemente surreal”.

E deslocam-se a Espanha porque “lhes fica mais perto" do que se dirigirem a um multibanco no concelho, descreveu ainda o presidente do concelho raiano.

Esta moção vai agora chegar à Assembleia Municipal de Vinhais e a várias entidades, designadamente Presidente da República, primeiro-ministro, Ministério das Finanças, Banco de Portugal e ao parlamento.

TYR // JAP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário