Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Estudante do IPB distinguido na Holanda num projecto de Inteligência Artificial

 Um estudante do Instituto Politécnico de Bragança venceu um prémio na Holanda


Eduardo Carvalho Nunes é brasileiro e veio para Bragança fazer mestrado, acabando por trabalhar em empresas no Brigantia Ecopark. Agora está a tirar doutoramento na UTAD em parceria com o IPB na área da inteligência artificial. Este verão conseguiu ser seleccionado para um estágio que lhe valeu uma distinção. Durante mais de um mês esteve na empresa Shell a criar uma solução para o cálculo do consumo de energia do algoritmo da inteligência artificial.

“O objectivo do meu programa de estágio na Shell foi criar e melhorar uma biblioteca de programação para estimar o consumo de energia e emissões de Carbono do algoritmo de inteligência Artificial. Durante um mês e meio conseguimos fazer uma revisão da literatura, construir um biblioteca e fizemos alguns testes”, explicou.

Eduardo Carvalho Nunes explica que a ferramenta criada vai permitir perceber o impacto que o uso de inteligência artificial tem no ambiente e assegura que será útil nos seus próximos projectos.

“Pelo facto de construirmos uma biblioteca de programação que consegue estimar a energia e emissões de Carbono eu, particularmente, daqui para a frente, nos próximos projectos, que eu trabalhe dentro da Inteligência Artificial, utilizarei essa biblioteca para ver o impacto que o meu algoritmo vai causar no meio ambiente”, referiu.

Apenas dois estudantes de Portugal foram seleccionados para participar neste estágio de Verão na Holanda, onde os alunos têm a oportunidade de trabalhar com empresas holandesas líderes. A criação de uma biblioteca de programação valeu a Eduardo Carvalho Nunes um prémio na categoria “Impacto Qualificável”.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário