Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Carrazeda de Ansiães lança concurso para projeto da barragem do Lugar da Veiga

 O município de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, lançou hoje um concurso público de 250 mil euros para o projeto da barragem do Lugar da Veiga, foi hoje publicado em Diário da República (DR).


Segundo um anúncio do concurso publicado hoje em DR, o procedimento para o Aproveitamento Hidroagrícola da Veiga visa a "elaboração do projeto de execução da barragem da Veiga, acessibilidades e RECAPE [Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução", e tem o valor de 250 mil euros.

A barragem da Veiga foi um dos três principais projetos para 2023 elencados à Lusa, em janeiro, pelo presidente da Câmara, João Gonçalves, a par com a ampliação do parque empresarial e a estratégia local de habitação.

Para a empreitada propriamente dita, a última estimativa de custo ascendia a 12 milhões de euros, tendo o município já assegurado um financiamento de 9,5 milhões de euros de fundos europeus.

A barragem junto à vila sede de concelho será destinada a regadio, mas também com a possibilidade de abastecimento à população em anos de crise como o de 2022.

Carrazeda de Ansiães foi o concelho do distrito de Bragança com a situação mais crítica no último verão devido à seca, tendo recorrido ao transporte de água do rio Tua para a Estação de Tratamento para garantir o abastecimento à população.

A única barragem de abastecimento público do concelho, a de Fontelonga, que abastece praticamente toda a população e algumas aldeias de concelhos vizinhos, atingiu níveis mínimos.

Já em junho, o município de Carrazeda de Ansiães investiu meio milhão de euros na substituição de uma conduta para melhorar o abastecimento de água no concelho.

Em causa esteve a obra de substituição da adutora principal do sistema de distribuição de água ao concelho, desde a estação de tratamento até ao depósito do Ferreiro.

O investimento visou resolver, segundo a autarquia transmontana, problemas de perdas de água, com a nova conduta que tem uma extensão de cerca de três quilómetros e transporta cerca de 64% da água distribuída à população.

JE (HFI) // JAP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário