Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Cebola atrai compradores a São Pedro de Sarracenos

 A Feira das Cebolas de São Pedro de Sarracenos, em Bragança, atrai várias pessoas de outras partes do concelho que procuram ali uma boa cebola


Este domingo, não faltou gente para comprar a famosa cebola de São Pedro de Sarracenos. Adélia Pereira é uma das produtoras da aldeia. Admite que dá muito trabalho plantá-la.

“Dá muito trabalho. Tem de se plantar o cebolo, tem de ser cavado muitas vezes, tem de ser regado, todos os dias me levantava às seis da manhã para regar as cebolas”, contou.

Fábio Pires é outro dos produtores. Este ano colheu duas toneladas de cebola, por isso diz ter sido uma boa campanha. Mas que cebola é esta e porque a procuram tanto?

“Esta cebola é a Valenciana tardia, conserva-se até muito tarde, por isso haver muita procura”, explicou Fábio Pires, realçando que é tratada de “forma natural”.

Luzia Esteves foi uma das pessoas que não perdeu a oportunidade de comprar levar cebola para casa.

“São boas estas cebolas, acho-a mais macia e menos picante”, disse, admitindo que compensa comprá-las na feira, porque “a cebola é um dos produtos que dá bastante trabalho, exige muito trato, muita rega, e não é cara em relação ao trabalho que dá”.

A Feira da Cebola de São Pedro de Sarracenos vai já na vigésima primeira edição. Para o presidente da junta de freguesia, Humberto Santos, é um dia que anima a aldeia.

“É mais uma festa, mobiliza as pessoas e ao mesmo tempo temos dois produtores que se dedicam à produção da cebola e fazem o seu negócio”, referiu.

Além de cebolas, foram também vendidos produtos da terra, como batatas, mas também pão feito no forno de lenha e artesanato.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário