Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Que se encerre o porto da Bemposta (Carta de D. Afonso V) 24 de Abril de 1481

 «Juizes, vereadores, procurador e homens bons da nosa villa de Miranda. Nos El Rey vos enviamos muito saudar.
Vimos a carta que nos escrevestes acerqua do porto da Bemposta que tinham aberto no que alem de nos ser muito desserviço era a vos e aos moradores de Freixo muito agravo pela grande perda que se diso recrecia sendo esto defeso antiguamente per meu avo e padre que Deos aja e per nos e asy outros apontamentos que por noso serviço a esto faziaes sobre a qual cousa nos ouvemos conselho com os veedores e oficiaes de nosa fazenda e determinamos que o dito porto da Bemposta seija loguo cerrado e nunq[u]a se mais abra e se torne todo a correr pello Porto de Freixo e por hese de Miranda asy como antiguoamente se sempre fez; e asy escrepvemos ora a Joam Teixeira por outra nosa carta que loguo mande cerar asy o dito porto da Bemposta e apreguoar por sua comarq[u]a como esto asy ora mandamos e que todos se sirvam daquy em diante por hese dito porto de Miranda e de Freixo sob as penas sobre ello postas e asy alcaldem e arrecadem com as mercadorias que entrarem destes regnos pera os de Castella e de Castella pera estes que pella dita comarqua asy como antiguamente se sempre fez e por nos he mandado; e a carta que sobre esto escrepvemos ao dito contador nos a emviamos aos juizes e oficiaes da dita villa de Freixo pera a emviarem e requererem que de asy todo a execuçam e sobre esto ouvimos dona Mecia e vimos suas cartas e sem embarguo dello mandamos asy esta na maneira que dito he.

Escripta em Torres Novas a xxiiii dias do mes d’Abril; Guaspar Luis a fez de mil iiiiLxxxi» (17).

Por carta régia de 16 de Março de 1553, em harmonia com o regimento que para isso estabelecera a Câmara de Miranda, se declarou que o barqueiro da barca do Douro junto à cidade, levasse por cada pessoa com besta, no Verão, um real e no Inverno dois «indo ho Rio per hum penedo que se chama ho Moral e que pasando do dito penedo levem a tres reis (...) porque cando ja chega ao dito Moral não podem levar a barca alem menos de sete homens» (18).
----------
(17) Privilégios e Provisões de Miranda, fl. 27 v. Vem incluída na confirmatória desta
por D. João III. Seguem as confirmações de D. Manuel e D. João II. Ainda sobre o
encerramento do porto da Bemposta, se encontra no livro citado, fólio 28 v., a carta
de D. João II de 21 de Novembro de 1486. O verbo alcaldar (alcaldem) e alcaldamento
aparece frequentemente nestes documentos.
(18) Privilégios e Provisões de Miranda, fl. 63.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário