Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Escola secundária de Torre de Moncorvo requalificada com investimento de 4,3 milhões de euros

 A escola secundária Dr. Ramiro Salgado, em Torre de Moncorvo, foi requalificada ao fim de 40 anos de existência


As obras já tinham começado antes da pandemia, mas devido a falta de materiais e atrasos na empreitada só foram concluídas este ano e inauguradas no início deste mês.

O presidente da câmara, Nuno Gonçalves, explicou que foram melhorados vários espaços. “Obras de requalificação que passaram desde logo pelos pavilhões das salas de aula, pela cantina, pelo polivalente, onde se teve em conta a mobilidade por forma a que pessoas com mobilidade reduzido ou mesmo com deficiências locomotoras possam aceder aos diversos pisos, uma vez que foram colocados elevadores e onde teve também particular importância a eficiência energética”.

Outra das falhas passava pela falta de um pavilhão gimnodesportivo, o que obrigava os mais de 500 estudantes daquela escola a deslocarem-se centenas de metros. Por isso, o pavilhão do centro escolar foi requalificado para a prática de exercício físico. “A escola não tinha um pavilhão e as crianças tinham que se deslocar várias centenas de metros para ir ao pavilhão municipal, quer fosse no Verão, quer no Inverno, com as baixas temperaturas e a chuva, era feito esse percurso a pé e por estradas movimentadas, o que não era digno, nem eficiente para as aulas. Esta obra veio colmatar toda essa lacuna”, esclareceu.

As obras custaram mais de 4 milhões e 300 mil euros. Foram financiadas 82% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional do Programa Operacional Regional – Norte. O restante ficou a cargo da câmara.

O autarca salientou a aposta do município na Educação. “Temos que dar estas condições para um bom ambiente de trabalho para os professores e um bom ambiente de estudo para os alunos”, acrescentou.

40 anos depois de ter sido construída, a escola secundária de Torre de Moncorvo está finalmente requalificada.

Escrito por Brigantia
Foto: Município Torre de Moncorvo 
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário