Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Vimioso: Degustação de produtos valorizou a origem transmontana

 No sábado, dia 9 de dezembro, a XXII Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), de Vimioso, voltou a pôr em destaque a origem e a qualidade dos produtos transmontanos, através da degustação de uma açorda de enchidos e de sonhos condimentados com compotas.


Com o propósito de incentivar o público à compra de produtos locais e regionais, realizou-se na tarde de sábado, o workshop culinário “D’Gustar TTM” dedicado à degustação de produtos das Terras de Trás-os-Montes. Nesta mostra, o chef António do Rosário confeccionou uma açorda de chouriça e alheira e sonhos de Natal condimentadas com compotas locais.

“Este ano selecionámos produtos que já têm o selo Terras de Trás-os-Montes, como são o pão, os enchidos, o azeite, o mel, as compotas e os vinhos. Todos os anos, verifico que há uma crescente qualidade nos produtos transmontanos e nem que seja um pouco mais caro, pelo sabor e pela qualidade vale bem a pena adquirir estes produtos”, indicou.

Segundo o mestre de cozinha, certames com a Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), em Vimioso são também um incentivo à competitividade entre os produtores locais, na procura da qualidade dos seus produtos.

De acordo com Sónia Lavrador, da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT), a participação na XXII FAOS, em Vimioso, tem por finalidade destacar a origem dos produtos transmontanos e angariar cada vez mais produtores, dos nove concelhos que compõem CIM-TT.

“Atualmente, já foram atribuídos selos a mais de 100 produtos transmontanos, desde azeites, enchidos, vinhos, queijos, carnes, pão, compotas, etc. O objetivo desta certificação é promover o nosso território através da origem dos produtos”, indicou.

Entre outros produtos que já têm o selo Terras de Trás-os-Montes estão o Cordeiro Mirandês e o cabrito transmontano.

A CIM-TTM integra nove concelhos do distrito de Bragança -Bragança, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário