Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 11 de março de 2024

Município de Carrazeda de Ansiães cria festival para alertar para a extinção do Chasco Preto

 O Chasco Preto está em vias de extinção. Com o intuito de alertar para os cuidados a ter com a ave, a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães criou um festival


A iniciativa acontece entre 4 e 5 de Maio, com várias palestras, mas também observação de aves. “Nesse fim-de-semana, no sábado, haverá uma actividade no campo, com uma caminhada de observação de aves e em locais seleccionado, no domingo, haverá um seminário aberto ao público em geral, onde teremos oradores e convidados que abordarão a problemática nas suas diversas vertentes”, explicou o presidente do município, João Gonçalves.

A ave nidifica em Carrazeda de Ansiães, mais concretamente nas vinhas. Por isso, pretende-se alertar os agricultores para a preservação do Chasco Preto.

De acordo com Pedro Alves, da Palombar- Associação de Conservação da Natureza, parceira do festival, o uso de pesticidas contribuiu para que a espécie esteja em extinção. “Creio que se deve à perda de habitat e mais recentemente nos últimos locais onde havia a ave, por causa da intensificação da agricultura, da utilização de alguns agro-tóxicos pesticidas, herbicidas, acaba com as presas deles, uma vez que o chasco é insectífero, alimenta-se principalmente de insectos”, explicou.

Carrazeda de Ansiães é um dos cinco municípios que faz parte do Parque Natural Regional do Vale do Tua, que tem vindo apostar na observação de aves. Actividade que atrai visitantes ao concelho. “Temos notado que cada vez mais há pessoas que vêm ao território, aproveitam para tirar partido de outras potencialidades, mas o chamariz ou o interesse principal com que vêm é precisamente para fazer a observação de aves”, disse o autarca João Gonçalves.

O Festival do Chasco Preto decorre dias 4 e 5 de Maio em Carrazeda de Ansiães. No âmbito da iniciativa está já a decorrer um concurso de fotografia, com inscrições abertas até 15 de Abril, cujos vencedores serão conhecidos nesse fim-de-semana, assim como uma exposição das fotografias concorrentes. O primeiro vencedor recebe 250 euros, o segundo 125 e o terceiro 65 euros. Podem participar pessoas com mais de 16 anos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário