Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 27 de março de 2024

Vila Flor vai integrar Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal

 Esta nova rota de peregrinação vai ter uma extensão aproximada de 230 quilómetros e integra 12 municípios.


Vila Flor faz parte do grupo de 12 concelhos que assumiram o compromisso de implementar o “Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal", uma rota de peregrinação com uma extensão aproximada de 230 quilómetros. Vila Flor é um dos municípios com maior extensão no Caminho, com cerca de 29 quilómetros, passando por três freguesias: Freguesia de Freixiel, Freguesia de Samões e União de Freguesias de Vila Flor e Nabo.

“Sabemos da importância do turismo cultural e religioso e sabemos que as rotas de peregrinos têm cada vez maior procura, por essa razão, e porque o nosso concelho é riquíssimo em termos de património religioso, gastronomia e vinhos,  paisagens e cultura, entendemos que fazia todo o sentido participar neste projeto supramunicipal”, defende o presidente da Câmara de Vila Flor, Pedro Lima.

O compromisso foi assumido recentemente, numa cerimónia de apresentação do projeto que aconteceu em Póvoa de Lanhoso e envolve os concelhos de Vila Flor,  Póvoa de Lanhoso, Braga, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Alijó, Murça, Mirandela, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta.

Os promotores acreditam que desta união e junção de  sinergias, será mais fácil estimular a projeção mundial dos territórios visados de forma a valorizar e promover todos os concelhos atravessados por este novo percurso cultural, bem como uniformizar todas as ações inerentes a este projeto para que possa ser submetido à certificação do itinerário.

O Caminho ainda não está sinalizado, mas já foi definido o traçado que já pode ser percorrido com recurso ao mapa GPS disponibilizado em GPX e KMZ. Toda a informação sobre o projeto e os recursos turísticos dos Municípios encontra-se acessível AQUI.

Ana Fragoso

Sem comentários:

Enviar um comentário