Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 26 de março de 2024

Projeto UP4REHAB reconverte áreas com eucaliptais em montados de sobro e melhora a conservação do solo e dos recursos naturais

 O projeto UP4REHAB - Unidade de Paisagem para o Restauro de Habitats de Algoso da Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural está a reconverter áreas com eucaliptais em florestas de sobreiros e azinheiras e a melhorar a conservação e a gestão do território e dos recursos naturais a ele associados, com vista a aumentar a resiliência do território face aos incêndios e as alterações climáticas.

Sobreiro. Fotografia Uliana de Castro/Palombar.

Este projeto, financiado pelo programa europeu COMPETE 2020 e iniciativa REACT-EU, tem como parceiros a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, o Instituto Politécnico de Bragança, o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto e o MORE - Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação.

Aprovado em outubro de 2022, no âmbito deste projeto, foram já desenvolvidos vários planos para a gestão, atual e futura, da área de intervenção, localizada na freguesia de Algoso, no concelho de Vimioso (distrito de Bragança), no Nordeste Transmontano, e que também está integrada na Zona Especial de Conservação e Zona de Proteção Especial Rios Sabor e Maçãs da Rede Natura 2000, bem como na Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica.

Foram elaborados, nomeadamente, um Plano de Intervenções de Conservação e Gestão dos Solos e dos Habitats, que compreende ações de beneficiação necessárias para reconversão de uma área de 64 ha de eucaliptal, para a gestão das manchas de matos mediterrânicos, para a recuperação de linhas de água e para a recuperação dos solos da área de intervenção (100 ha); um Plano de Redução dos Risco de incêndios, no qual foram desenhadas as intervenções que permitem proteger 100 ha e reduzir o principal risco que afeta a área de intervenção e um Plano Integrado de Monitorizações, que inclui um conjunto de planos de monitorização da evolução da área de intervenção, nos tópicos da biodiversidade e dos solos.

Adicionalmente, foram implementadas várias ações de gestão e conservação dos solos e dos habitats, tendo sido realizadas intervenções de reconversão de eucaliptais para sobreirais e azinhais num total de 52 ha, através de gestão da vegetação espontânea, remoção de eucaliptos, aproveitamento da regeneração natural de sobreiros e azinheiras e sementeira e plantação de sobreiros e azinheiras; ações de gestão de manchas de matos mediterrânicos - foram geridos 22 ha de matos, através dos cortes em linhas alternadas e do aproveitamento da matéria retirada para a sua utilização na produção de composto orgânico -, e desenvolvidas medidas de recuperação de galerias ripícolas, nomeadamente ações de limpeza de vegetação, retirada de eucalipto e plantação e condução da regeneração natural em cerca de 3 ha. Implementaram-se ainda ações de redução dos riscos de incêndio em 26 ha.

Reconversão de eucaliptais em florestas de sobreiros e azinheiras. Fotografia Palombar.

Foi também criada a Estação de Compostagem de Base Local (ECBL), para onde foram direcionados os resíduos da gestão de vegetação realizada na área de intervenção (matos) e misturados com matéria orgânica (estrume de gado asinino) para produzir composto que foi, depois, incorporado nos solos da área de intervenção. A ECBL foi monitorizada quanto aos teores de humidade e temperatura para garantir a formação de composto de qualidade.

Desenvolveram-se igualmente atividades de comunicação e divulgação do projeto, nomeadamente uma sessão de apresentação que decorreu no dia 17 de junho de 2023, data em que se assinalou o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca e na qual participaram cerca de 50 pessoas e foram realizadas duas sessões de transferência de conhecimento: a primeira decorreu no dia 13 de dezembro de 2023 e foi dedicada ao Combate à Desertificação e a segunda realizou-se no dia 15 de dezembro, focada na Compostagem, tendo contado com a presença de 22 pessoas.

O projeto desenvolveu várias ações de avaliação e monitorização do solo, dos habitats e da biodiversidade da área de intervenção para promover o restauro holístico do ecossistema local. As medidas de continuidade e consolidação do projeto estão a ser implementadas com o apoio da Viridia - Conservation in Action.

Sem comentários:

Enviar um comentário