De acordo com o presidente da freguesia de Picote, Jorge Lourenço, nesta 2ª edição, a Festa das Línguas é dedicada aos escritores das línguas convidadas, como são o mirandês, asturo-leonês, o galego e o barranquenho.
“A Fiesta de las Lhénguas é um evento que pretende celebrar a diversidade cultural e linguística. Nesta segunda edição, continuamos a dar especial destaque ao antigo espaço asturo-leonês onde se inclui, naturalmente, o mirandês, a língua da Terra de Miranda. No entanto, para além das línguas aí faladas, os visitantes poderão também encontrar documentação sobre o Barranquenho, a dinâmica editorial da Academia de Letras de Trás-os-Montes, para além de outras instituições que, das mais variadas formas, se ocupam da promoção desta região”, informa.
Segundo o programa, a “II Fiesta de las Lhénguas” começa na tarde de sexta-feira, dia 20 de setembro, com a receção de boas-vindas aos convidados e visitantes, seguida da inauguração do mural das línguas e a visita aos espaços das várias instituições linguísticas que participam na festa.
Nesta 2ª edição, vão participar no evento, a Academia da Llingua Asturiana, o Governo das Astúrias (através da Dirección Xeneral d’Acción Cultural y Normalización Llingüística), a Associação Faceira (da província espanhola de Leão), a Associação Furmientu (de Zamora), El Teixu (Leão), a Association pour la Défense des Langues et Cultures Menacées, a Associação da Língua e Cultura Mirandesa (ALCM), entre outras instituições.
Para animar o evento, na sexta-feira, dia 20, estão programadas as danças dos pauliteiros de Miranda, pelo grupo da associação FRAUGA e o concerto musical, do artista espanhol (Astúrias), José Manuel Sabugo Alvarez.
No sábado, dia 21 de setembro, a Festa das Línguas, em Picote, prossegue com a abertura dos espaços linguísticos e animação dos gaiteiros pelas ruas da aldeia. Outro destaque na II Festa das Línguas é a introdução de jogos tradicionais.
Para a tarde de sábado, está programada uma sessão de conversas com escritores convidados, das várias regiões linguísticas da Terra de Miranda, León, Astúrias e da Galiza.
No serão de sábado, o público que pretenda visitar a Festa das Línguas tem a oportunidade de usufruir de dois concertos: o primeiro é interpretado pelo grupo Efrén López & Kelly Thoma, no âmbito do projeto Ciclo de Música sem Tempo; segue-se depois o concerto do grupo mirandês “Galandum Galundaina”, considerado um dos “grandes embaixadores da língua mirandesa, pela divulgação do mirandês através das letras musicais”.
No Domingo, dia 22 de setembro, a II Fiesta de las Lhénguas tem como motivos de interesse a visita ao roteiro de arte contemporânea, na localidade de Picote. E às 12h00, celebra-se na igreja matriz, a eucaristia dominical, com as leituras a serem lidas em mirandês e em asturiano.
A “II Fiesta de las Lhénguas” é um evento organizado pela freguesia de Picote em conjunto com a FRAUGA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote. Para estas entidades locais, a finalidade do evento é “descobrir e contactar com a diversidade linguística e cultural, reforçando assim a nossa cidadania europeia baseada no respeito e no multiculturalismo”.
O evento cultural conta com os apoios institucionais do município de Miranda do Douro, da Comissão e Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), da Prozinco e de várias outras instituições e empresas.
HA
Sem comentários:
Enviar um comentário