Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Escola de Mogadouro criou Clube de Mirandês para sensibilizar os alunos para a importância de aprender esta língua

 No ano em que o Mirandês comemora os 26 anos do seu reconhecimento como a segunda língua oficial de Portugal, a Associaçon de Lhéngua i Cultura Mirandesa (ALCM) cimenta projetos de alargamento do seu ensino aos concelhos limítrofes de Miranda do Douro, onde os alunos a aprendem no agrupamento de escolas, ainda como disciplina de opção.


O Agrupamento de Escolas de Mogadouro avança já este ano letivo com uma espécie de ano zero no ensino da língua, através da criação de um Clube de Mirandês. “Funcionará à quarta-feira, durante a tarde, e os alunos podem inscrever-se”, adiantou Mafalda Rocha, diretora do agrupamento.

O objetivo da escola é fazer a monitorização do trabalho do clube ao longo do ano. “Para ver o interesse dos alunos na língua e saber se gostariam que se avance para a criação da disciplina”, acrescentou Mafalda Rocha.

O presidente da ALCM, Alfredo Cameirão, indicou que “estão de pé algumas tentativas para se alargar a Vimioso, onde há aldeias onde se fala mirandês, e a Mogadouro, onde há rastos, mais do que evidentes, que se falou no território que pertence ao concelho”.

O mirandês é uma língua associada a Miranda do Douro, onde só não se fala nas aldeias de Atenor e Teixeira, ainda assim Alfredo Cameirão revela que há factos que a ligam a vários concelhos do distrito de Bragança, onde se deixou de falar. Nas duas aldeias do concelho de Miranda do Douro, Atenor e Teixeira, mirandês não se fala, nem se falou. Ao contrário em Vilar Seco e Angueira, já em Vimioso, cujos habitantes dominam este idioma.

O Município de Miranda do Douro promoveu uma sessão para celebrar o aniversário do Mirandês enquanto língua oficial, ontem, onde foi assinado um protocolo com o Instituto Politécnico de Bragança no sentido de se promover o seu ensino nesta instituição.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário