O município e o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Bragança voltaram a assinar o protocolo de cooperação que estabelece uma parceria de prestação de apoio especializado e contínuo às vítimas, na própria cidade de Miranda. Segundo a presidente da câmara, Helena Barril, o protocolo serve para que as vítimas continuem a ser ali atendidas, onde se desloca semanalmente uma técnica do núcleo para as ajudar.
"Sei que há essa ligação com vários municípios, com os quais a associação trabalha, mas não desta forma de vir ao terreno, com um local apropriado, no edifício do próprio município, com aquela reserva que é necessária. Vem a técnica aqui a Miranda, todas as semanas, e vai seguindo essas primeiras vítimas e acompanhando outros processos, porque isto, infelizmente, é algo que não acaba, queríamos que este serviço não fosse necessário, mas infelizmente é. Pelo menos é bom saber que temos uma resposta para dar”, disse a autarca
A ajuda por parte da câmara vai além da disponibilização de um espaço e meios técnicos e logísticos para que esse mesmo espaço funcione. “Também tem, da parte do município, um apoio financeiro, com uma comparticipação anual de mil euros. Então há, da nossa parte, uma colaboração com o núcleo para organizar acções de sensibilização e informação destas temáticas”, rematou.
O Gabinete de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica no concelho de Miranda do Douro é uma parceria entre a câmara e a Associação dos Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança e existe desde 2018.
Sem comentários:
Enviar um comentário