O objectivo da Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança é aumentar o número de estudantes federados
A Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança quer apostar mais no desporto federado. Nos últimos anos, havia a participação de atletas em desportos individuais, mas a associação quer ir mais longe e participar colectivamente no Campeonato Nacional Universitário. A instituição tem agora uma equipa de futebol de 11 e uma de basquetebol. O objectivo é aumentar o número de estudantes federados, salienta o presidente da associação, André Caldeira. “Acabava por não haver a participação tão activa, coletivamente, por parte dos alunos no desporto universitário. Havia só as modalidades individuais. O ano passado, conseguimos atingir a meta dos 50 atletas federados a participar no desporto universitário e este ano o objetivo é passar a meta dos 100. O objectivo será até 2026 termos o maior número de equipas federadas no desporto universitário”, disse.
A associação académica tem ainda a ambição de fazer algumas provas na região, trazendo atletas de outras universidades e politécnicos ao distrito. “É um projecto que estamos a tentar trabalhar, trazer cá as modalidades a participar no distrito. O nosso objectivo será trazer umas fases finais, umas jornadas por cada modalidade, se nos for permitido e se a nossa candidatura for aceita”, explicou.
Este investimento no desporto universitário federado procura promover a saúde dos alunos, mas também dar mais visibilidade ao politécnico de Bragança. A primeira competição acontece já a 21 de Outubro, em Viana de Castelo, com a estreia da equipa de futebol do IPB.
Sem comentários:
Enviar um comentário