O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) entregou hoje, pela primeira vez, prémios de mérito escolar aos alunos que entraram na instituição com as melhores médias finais de 12º ano, durante a cerimónia de receção aos caloiros no anfiteatro ao ar livre. “É a primeira vez que damos prémios aos alunos com melhores médias e que entraram através dos vários de formas, desde o concurso nacional de acesso, as vias profissionalizantes e os internacionais. É uma forma de premiar os bons alunos que recebemos, excelentes alunos. Os primeiros têm todos notas acima de 18 (valores). Há a ideia de que os bons alunos se concentram em universidades de elite, mas na realidade não é assim. Não podemos olhar só para a média do último classificado, mas para tudo”, explicou Orlando Rodrigues, presidente do IPB.
O prémio equivale uma bolsa igual à propina do primeiro ano. “É um reconhecimento formal dessa capacidade dos nossos alunos”, acrescentou o responsável.
O IPB conta este ano com cerca de 10.200 alunos repartidos pelas seis escolas, nomeadamente ESE, ESA, ESTiG, ESSB, em Bragança, a ESAcT em Mirandela e a EHS em Chaves. “Temos as vagas praticamente preenchidas. Há um ou outro curso que ainda tem vagas, sobretudo, naqueles com requisitos de entrada mais altos e nas Ciências Agrárias. Só depois de concluída a segunda fase do concurso nacional de acesso é que podemos recolocar as vagas sobrantes para os outros concursos e estamos ainda a ultimar algumas colocações nos outros regimes”, referiu Orlando Rodrigues.
Glória Lopes
Sem comentários:
Enviar um comentário