Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Muito obrigado, Zézé, por tudo o que tens dado, a esta nossa querida Terra.

Perdoa-me...
Apetece-me contar uma história que é bem demonstrativa do teu caráter.


Estava eu, numa das minhas 4 passagens num total de 12 anos, como Presidente da Assembleia Geral dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Bragança e pedi-te para nos fazeres a animação da Festa de Natal para os filhos dos associados.
Pedi-te para me dizeres quanto nos custaria a tua colaboração. A tua resposta foi, conta comigo, depois falamos. Insisti mas tu estavas surdo. Desconheço se chegaste a ir ao médico da especialidade para saber se era apenas temporário.
Como sempre, abriste os braços e deste tudo. A tua arte e sabedoria, o equipamento, o teu tempo o teu afeto... a maneira singular que tens de cativar pequenos e grandes.
Tínhamos destinado 100 euros para fazer face às despesas com a animação da festa. No final quis-te pagar e não aceitaste o dinheiro. Insisti. O dinheiro era a paga, menor, pelo teu trabalho e da tua equipa. Fora de questão disseste tu.
Depois do "Pai Natal" dar as prendas à garotada, arrumámos a "tralha". Um final de uma tarde que foi cansativa para todos, quanto mais para ti... e fomos beber um fino às "bombas" para descongestionarmos. Até os finos fizeste questão de ser tu a pagar. Que feitiozinho!!!
Antes de termos saído para irmos beber o fino, disfarcei o caso e fazendo por ser o último a sair da tua carrinha que nos levou... meti um envelope com os 100 euros no porta luvas. Ao regressarmos... "deste por ela" e não me bateste porque não calhou. Fim de questão... não aceitaste... gostaste de trabalhar para aquecer...eu sei, aqueceste a Alma!
Falei com o Presidente da Direção... e disse-lhe que não aceitavas ser pago porque não vieste trabalhar... vieste ajudar um amigo. Decidimos oferecer-te uma recordação.
Sabes companheiro, tinhas razão!
Fizemos uma salva em que mandámos gravar uma pequena recordação... um texto singelo e que ainda deves ter.
O Jorge Sena teve a gentileza de nos fazer o preço que tínhamos para pagar... 100 euros.
TINHAS RAZÃO!
Os 100 euros estavam gastos... e assim, talvez, ainda tenhas essa recordação dos afetos...!

Um abraço grande e obrigado.

HM

Sem comentários:

Enviar um comentário