Perdoa-me...
Apetece-me contar uma história que é bem demonstrativa do teu caráter.
Estava eu, numa das minhas 4 passagens num total de 12 anos, como Presidente da Assembleia Geral dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Bragança e pedi-te para nos fazeres a animação da Festa de Natal para os filhos dos associados.
Pedi-te para me dizeres quanto nos custaria a tua colaboração. A tua resposta foi, conta comigo, depois falamos. Insisti mas tu estavas surdo. Desconheço se chegaste a ir ao médico da especialidade para saber se era apenas temporário.
Como sempre, abriste os braços e deste tudo. A tua arte e sabedoria, o equipamento, o teu tempo o teu afeto... a maneira singular que tens de cativar pequenos e grandes.
Tínhamos destinado 100 euros para fazer face às despesas com a animação da festa. No final quis-te pagar e não aceitaste o dinheiro. Insisti. O dinheiro era a paga, menor, pelo teu trabalho e da tua equipa. Fora de questão disseste tu.
Depois do "Pai Natal" dar as prendas à garotada, arrumámos a "tralha". Um final de uma tarde que foi cansativa para todos, quanto mais para ti... e fomos beber um fino às "bombas" para descongestionarmos. Até os finos fizeste questão de ser tu a pagar. Que feitiozinho!!!
Antes de termos saído para irmos beber o fino, disfarcei o caso e fazendo por ser o último a sair da tua carrinha que nos levou... meti um envelope com os 100 euros no porta luvas. Ao regressarmos... "deste por ela" e não me bateste porque não calhou. Fim de questão... não aceitaste... gostaste de trabalhar para aquecer...eu sei, aqueceste a Alma!
Falei com o Presidente da Direção... e disse-lhe que não aceitavas ser pago porque não vieste trabalhar... vieste ajudar um amigo. Decidimos oferecer-te uma recordação.
Sabes companheiro, tinhas razão!
Fizemos uma salva em que mandámos gravar uma pequena recordação... um texto singelo e que ainda deves ter.
O Jorge Sena teve a gentileza de nos fazer o preço que tínhamos para pagar... 100 euros.
TINHAS RAZÃO!
Os 100 euros estavam gastos... e assim, talvez, ainda tenhas essa recordação dos afetos...!
Um abraço grande e obrigado.
Intenso e lindo texto.
ResponderEliminar