Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 24 de junho de 2025

“Não é fácil” arranjar vigilantes para as praias do Azibo

 Ainda assim, no Azibo, em Macedo de Cavaleiros, há oito nadadores salvadores


Nos últimos dias o calor convidou centenas de pessoas a rumar às praias da Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros.

A época balnear já abriu e, por isso, já é seguro fazer ali praia, uma vez que a vigilância está assegurada.

Segundo o presidente da câmara de Macedo, Benjamim Rodrigues, arranjar vigilantes é uma tarefa um pouco complicada no Interior do país. “Não é fácil, reconheço que não é fácil. Tenho tido a perceção que nos conselhos vizinhos têm tido grandes dificuldades, porque cheguei a ter colegas a pedirem para nós facilitarmos e ceder um ou outro contratado. Agora, nós temos conseguido assegurar os vigilantes, com algum esforço, mas sim”.

A época balnear, dada a procura, abre, normalmente, por esta altura, no Azibo.

As temperaturas elevadas não trazem apenas retorno a Macedo, com a visita de centenas de banhistas. Praticamente todos os concelhos do distrito têm estado, nos últimos dias, em risco máximo ou muito elevado de incêndio rural, e também é preciso focar o trabalho nesta matéria. O presidente garante que também o município tem tentado minimizar o perigo. “Tem sido feito um trabalho com as freguesias, os chamados condomínios da aldeia, para uma gestão de material inflamável e também para a sensibilização da existência das margens de segurança necessárias, portanto, fazendo a limpeza dessas margens e trabalhando muito proximamente com os presidentes das juntas de freguesia”.

Hoje, praticamente todo o distrito está em risco muito elevado de incêndio rural.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário