Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Museu do Abade de Baçal abre as portas aos jovens até aos 18 anos para promover o diálogo entre a arte e a cultura

 O Museu do Abade de Baçal, em Bragança, aderiu ao projeto GENZ CRIA+, um novo programa destinado a jovens até aos 18 anos, com o objetivo de promover a participação ativa, o pensamento crítico e o diálogo com a arte e a cultura.


Trata-se de uma iniciativa do Museus e Monumentos de Portugal (MMP) que surge num momento em que “reforça a sua atenção nos públicos jovens, procurando aproximá-los dos museus, monumentos e palácios através de relações de confiança e de cumplicidade que se traduzem em projetos concretos, multiplicando oportunidades de participação em todo o país”, indica o MMP numa nota de imprensa.

O GENZ CRIA+ desenvolve-se através de encontros quinzenais ou mensais em quatro museus que fazem parte do universo da MMP — Museu Abade de Baçal, em Bragança, Museu Alberto Sampaio, em Braga, Museu Nacional da Resistência e Liberdade, em Peniche, e Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto. Dirige-se a jovens provenientes de comunidades educativas locais ou de outros contextos, convidando-os a integrar espaços de debate pensamento, descoberta, participação, criação e convívio. Cada sessão pretende afirmar estes museus como ambientes seguros e participativos, incentivando a reflexão sobre temas atuais em articulação com o património e a cultura.

GL

Sem comentários:

Enviar um comentário