sábado, 16 de março de 2019

Dois mortos em queda de aeronave em Bragança. Avioneta perdeu asa no ar

Alerta para "explosão e queda de aeronave ligeira" na zona de Aveleda e Rio de Onor, foi dado às 17h54.
Clica na imagem para aceder ao video

Dois homens morreram este sábado após a queda de um avião monomotor em Varge, Bragança. As vítimas tratar-se-ão de Horácio Sousa, um conhecido empresário de Bragança de 60 anos, e André Bessa, um jovem piloto da TAP com 26 anos. Segundo fonte do CDOS de Bragança, o alerta para uma "explosão e queda de aeronave ligeira" na zona de Aveleda e Rio de Onor, foi dado às 17h54. De acordo com fonte aeronáutica, "ambos tinham 'brevet' de piloto".
Clica na imagem para aceder ao video

A aeronave, que fazia um "voo de recreio", pertence ao Aeroclube de Bragança. A avioneta que caiu ao final da tarde na zona de Aveleda e Rio de Onor, num local muito próximo do Aeródromo de Bragança, tinha sido usada pouco tempo antes por um outro membro daquele aeroclube, o piloto Telmo Garcia. O piloto referiu, em declarações à Lusa, que o voo que fez correu bem e que não detetou "nenhum problema" na aeronave ultraligeira de dois lugares. Telmo Garcia contou à Lusa que tinha aterrado o aparelho, "comprado recentemente", cerca das 17h00 no aeródromo de Bragança.

Para aquele piloto, "tudo aponta para que tenha sido falha estrutural do aparelho", visto que "uma asa está a cerca de 150 metros dos outros destroços". No local estão 15 operacionais apoiados por seis veículos. O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAFF) vai enviar uma equipa para o local para iniciar uma investigação.
André Bessa
Horácio Sousa

Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário