A câmara de Mogadouro vai disponibilizar uma verba de 150 mil euros para incentivar os primeiros produtores do concelho que queiram investir na criação de aves de campo, como frangos, perus e patos.
"De forma a fixar as pessoas à terra, identificámos a criação de aves de campo como uma actividade com potencial económico para uma região que já perdeu algumas receitas provenientes da pecuária", declarou o vereador António Pimentel.
Para incrementar a nova actividade agropecuária, estão ser estabelecidos contactos com empresas distribuidoras de produtos agro-alimentares, com a finalidade de alargar a cadeia de produção deste tipo de aves.
"Nesta primeira fase, vamos atribuir cerca de 5 mil euros por hectare de terreno vedado, para que os produtores se possam instalar e iniciar a criação de frangos, perus e patos. Caso haja receptividade, estudaremos novas formas de apoio", explicou António Pimentel.
Esta decisão da autarquia surge numa altura em que a principal fonte de rendimento do concelho começa a dar sinais de fraqueza, como é o caso da produção de leite.
"Deixámos de ser competitivos na produção de leite ou cereal. Face à situação, a câmara decidiu apoiar outras produções pecuárias, de forma a criar mais-valias económicas para um concelho essencialmente agrícola", acrescentou o responsável.
Nos concelhos de Mogadouro e Miranda do Douro fecharam 16 explorações de gado leiteiro em 2010, o que representa uma quebra de produção mensal de 200 mil litros.
Por outro lado, verifica-se uma "aposta clara" na produção de carne de suíno, já que está em fase final de conclusão um Núcleo de Cozinhas Tradicionais, cujo investimento ronda os 1,8 milhões de euros e vai servir para transformar e comercializar a carne de porco produzida na região, para além de ajudar a criar 20 postos de trabalho. LUSA
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário