Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Apresentação na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Braga, da 32ª Feira do Fumeiro de Vinhais


Apresentação, em Braga, da 32ª Feira do Fumeiro de Vinhais

Quando decidimos criar a Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Braga (CTMADB) foi com o objectivo de congregar os transmontanos-durienes da região do Minho e apoiar os municípios e empresas da nossa região.
Pelo nível de actividades desenvolvidas e pelos dirigentes a CTMAD em Braga tem granjeado o respeito e apreço dos bracarenses e da comunicação social. Por isso, esperamos que alguns municípios do Alto Tâmega, à semelhança de Montalegre e Vinhais, procurem esta Casa Regional para promoverem os seus eventos, com muito poucos custos e benefícios visíveis.
Mas vamos à 32.ª Feira do Fumeiro de Vinhais, que dia 3 de Fevereiro de 2012 escolheu a CTMAD em Braga para dar a conhecer a um bom naipe de jornalistas o Programa da Feira e um Projecto Agro-Rural que assenta na tradição e na qualidade.
A Directora da Feira e da produção de fumeiro com o porco bísaro, Carla Alves, explicou ao auditório e à comunicação social quão rigoroso é todo o processo que gera, anualmente, 25 milhões de euros e cria 300 postos de trabalho, estando implicados 83 produtores.
A Feira espera ter cerca de 50.000 visitantes e uma facturação de 6 milhões de euros, estando lá 83 produtores presentes (em 1995 eram 350 e só ficaram os que se quiseram modernizar) para vender produtos únicos que são controlados desde o registo e a alimentação dos porcos até à produção do diverso fumeiro IGP (Identificação Geográfica Protegida): Salpicão de Vinhais (V), Chouriça de Carne de V (linguiça), Alheira de V, Butelo de V (palaio), Chouriço azedo de V, Chouriça doce de V e Presunto de V. Mas a boa orelheira e focinheira, rojões e chispe estarão à disposição dos visitantes. A Directora da Feira disse que trabalham um ano para o sucesso de quatro dias.
O Fumeiro de Vinhais só utiliza condimentos naturais segundo saberes ancestrais aliados à inovação, mantendo sempre a melhor qualidade com parceria da UTAD. 
O Vereador Roberto Afonso disse que o Porco bísaro, uma raça autóctone, é o «rei da festa» e que Vinhais trabalha para receber bem os visitantes, portugueses e galegos, com 15 restaurantes e 8 tasquinhas albergadas em tenda gigante que receberá, também, a animação. Agradeceu à imprensa presente e à CTMAD em Braga por lhe ter aberto as portas para promover este grande evento. Tem na organização o Município, a empresa municipal Turimontesinho e a Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara.
O Presidente da CTMAD em Braga, José Correia Vaz, lembrou que a Casa existe para receber os Municípios transmontanos e durienses e é uma honra ter Vinhais a Promover a Feira do Fumeiro. No final da sessão houve uma merenda servida pelo Município de Vinhais com fumeiro, folar bola de carne e vinho da Adega Cooperativa de Rebordelo. Mas, a malga de caldo de casulas (cascas) que bisei marcou-me como o melhor de tudo. Estas iguarias fariam, se fosse possível, descer à Terra os deuses do Olimpo, porque não pode haver melhor.
Esta Feira, que decorrerá de 9 a 12 de Fevereiro, na «Capital do Fumeiro» (Vinhais), vai ter um espaço alimentar de excelência para provas de produtos regionais (vinhos, azeites, fumeiro, queijos e folares) a fim de os visitantes ficarem a conhecer os melhores produtos regionais e decidirem pela compra do que mais gostarem. Há ainda várias atracções, a Feira de Artesanato e a Feira da Gastronomia, no fundo, uma Feira do nosso Mundo Rural.
Os visitantes que vão por Vila Pouca de Aguiar podem seguir para Chaves e apanhar a Autopista (A52) das Rias Baixas e seguir no sentido de Madrid, saindo no Pereiro e tomar a direcção de Moimenta. Pode ainda apanhar a 103 até Vinhais que tem uma paisagem deslumbrante. Quem vier por Vila Pouca de Aguiar tem a opção da EN 206 e seguir por Valpaços até à Placa da Bouça e apanhar a EN 315 sentido Vinhais.


Por: Jorge Lage
in:jornal.netbila.net

Sem comentários:

Enviar um comentário