Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Miranda do Douro: Desmistificar a animosidade criada em torno do lobo é mote para palestras

Um conjunto de iniciativas, até domingo, em Malhadas, Miranda do Douro, tem como objetivos informar e desmistificar a "animosidade" criada em torno dos lobos.
O conjunto de acções, que juntará investigadores, ambientalistas e pastores, parte da associação ALDEIA e do Grupo o Lobo, aos quais se junta a Associação de Desenvolvimento da Terra Fria Transmontana - Corane.
O lobo é uma espécie classificada como em "perigo de extinção em Portugal" desde 1990 e é protegida por lei desde 1988, sendo a única espécie nacional com uma lei própria.
"É nesta lei que o Estado se compromete a indemnizar os criadores de gado pelos prejuízos causados pelo lobo e que passa a ser proibida a caça deste predador", destacou a técnica da associação ALDEIA, Ana Guerra.
Segundo a responsável, no início do século 20, o lobo ibérico ocupava a quase totalidade de Península Ibérica, onde a sua área de distribuição tem vindo a diminuir.
"Atualmente, em Portugal, o lobo ocupa apenas 20 por cento da sua distribuição inicial e está disperso pelas zonas montanhosas do Norte e Centro do país", frisou.
Segundo os dados do último censo nacional de lobo, existem em Portugal quatro núcleos populacionais: Peneda/Gerês, Alvão/Padrela, Bragança e sul do Rio Douro, perfazendo entre 220 a 430 animais, conforme a época do ano.
"O núcleo de lobos de Bragança, o maior do país, engloba 25 alcateias
das 51 a nível nacional e, por isso, conta com um efetivo populacional estimado entre os 87 e os 212 animais, dependendo da época do ano", disse a técnica.
Apesar de "maior", este núcleo populacional é o que causa um "menor impacto negativo" sobre o efetivo pecuário, dado o sistema de pastoreio tradicional e a utilização de cães de gado eficazes.
"Esta variação de efetivos, que ocorre apenas por causas naturais, levou a que muitos acreditem que se deve à libertação de lobos por entidades ligadas à conservação na Natureza. Este é um mito falso, mas muito enraizado nas populações do interior", concluiu a técnica.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário