Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Balbina Mendes expõe em Santarém


“Máscaras rituais do Douro e Trás-os-Montes” é o título da exposição de pintura da artista transmontana Balbina Mendes que será inaugurada no dia 29 de Fevereiro, às 18h30, em Santarém.
A mostra, organizada pela Cul. Tur, Empresa Municipal de Cultura e Turismo de Santarém e EEM, estará patente na Casa Pedro Álvares Cabral / Casa do Brasil até ao dia 22 de Abril.
“Balbina Mendes aborda uma das áreas da cultura tradicional portuguesa menos conhecida do grande público. Os carochos, os caretos, a Festa dos Rapazes, os “casamentos”, a Encomendação das Almas, são retratos vivos de culturas antiquíssimas que se podem encontrar nas regiões transmontanas, durante tanto tempo isoladas. Balbina Mendes nasceu ali e sempre manteve um contacto estreito com as suas raízes.
Por isso, todo o imaginário das lendas, de anjos e demónios, de interditos, do sobrenatural, passou por ela. E, agora, ao olhar as máscaras, poderosas, grandes, enigmáticas, garridas, provocadoras, as sensações transmitidas, com esta intensidade, por alguém que conhece e compreende o mundo em que existe o “mundo” das máscaras. Por detrás destas pinturas está certamente muito trabalho de pesquisa, de interpretação. A procura dos tons originais, a minúcia do tipo de tecido, tudo isto revela o seu olhar de pintora, a sua liberdade artística, convivem com uma preocupação cívica de preservar e divulgar”.

Sem comentários:

Enviar um comentário