Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Barragens de Bemposta e Picote vão evitar desperdício de energia

Acabou o desperdício. As duas obras de reforço de potência nas barragens de Picote e Bemposta, inauguradas esta segunda-feira, vão permitir poupar cerca de 30 milhões de euros por ano em electricidade que estava a ser desperdiçada. “Basicamente, as nossas centrais estão metidas entre centrais espanholas, muito mais equipadas. Quando os espanhóis utilizavam a sua capacidade máxima, como nós não tínhamos capacidade de tratamento de caudais da mesma dimensão, ia água para o lixo. Isto representa, num ano normal, uma poupança de cerca de 30 milhões de euros”, sublinhou Manso Neto, da administração da EDP.
Segundo disse, esta é a grande mais-valia destas duas obras que, juntas, representam um investimento de quase 300 milhões de euros. E os trabalhos acabaram dois meses e meio antes do período previsto.A inauguração decorreu em Picote, no concelho de Miranda do Douro, numa cerimónia que o ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, abandonou tão depressa como tinha chegado: de helicóptero e sem respostas aos jornalistas.
Mesmo assim ainda conseguiu arranjar tempo na sua agenda para um pequeno discurso em que elogiou este tipo de empreendimento e o seu papel para o Interior do país.“Investimentos como este são bem-vindos. Geram riqueza e coesão social. E vai ser muito importante para esta região, porque é este tipo de políticas que tem de estar na nossa agenda, porque o Interior está hoje desertificado, enquanto o litoral tem população a mais, sem ter ganho qualidade de vida”, frisou o ministro.
Quanto às polémicas pinturas da barragem de Bemposta e aos painéis de Picote, Manso Neto, da EDP, diz que gostos não se discutem e que, por ser uma mera questão artística, não foi consultado o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade.  “Nem tinha de ser. Isto é uma intervenção artística. É uma questão de gosto. Isto (de Picote) é magnífico.
O outro tem uma marca muito forte. O que foi pintado foi o betão, não foi a rocha. É uma questão de gosto e não tínhamos de consultar” o ICNB, explicou Manso Neto.Mesmo assim, a cerimónia, que inicialmente estava prevista para Bemposta, decorreu, afinal, em Picote.Em termos eléctricos, estas duas obras vão permitir o abastecimento a 120 mil pessoas, o equivalente à quase a totalidade do distrito de Bragança. Em Bemposta, vai aumentar-se a produção de energia em 80 por cento e em Picote em mais do dobro, cerca de 125 por cento.

Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário