Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Bragança: racionamento de água inevitável com persistência do tempo seco

Há cerca de dois meses que não chove em Bragança, uma situação que, a manter-se, vai levar à tomada inevitável de medidas de contingência, que podem inclusive passar por momentos em que a água não vai estar disponível nas torneiras, nos meses de Primavera e Verão.
A situação de seca que vive o Nordeste é muito grave. O professor Dionísio Gonçalves, especialista em Climatologia, acredita que, a manterem-se estas condições, será inevitável um racionamento de água dentro de alguns meses, com a possibilidade de haver mesmo períodos em que a água não vai correr nas torneiras:
“É uma situação obviamente preocupante porque nesta altura do ano as barragens, aquíferos e as nascentes naturais estão praticamente no seu final. É evidente que temos de ter um cuidado acrescido no racionamento da água. Obviamente que vamos passar por períodos em que, em algumas horas do dia, não vamos ter água”.
Para o especialista, as culturas agrícolas da Primavera e Verão já estão comprometidas:
“Em termos de Agricultura, nesta altura do ano, a falta de água e as geadas persistentes, são um factor de desidratação exagerada dos solos, o que vai conduzir a que o arranque das culturas de Primavera e Verão possa estar comprometido e irremediavelmente as culturas de Inverno, nomeadamente as pastagens – neste momento o gado já não tem o que comer”.
A Câmara Municipal de Bragança está a preparar uma comunicação aos habitantes do concelho, onde pede um uso racional da água e que deve ser remetida por correio ainda esta semana.
Numa visita recente ao Vale da Vilariça, em Vila Flor, a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, assumiu a preocupação com a falta de água no Nordeste e disse já estar a preparar um plano de apoio aos agricultores afectados pela seca.


in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário