Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CNA defende isenção de pagamentos para a Segurança Social

Esta é uma das medidas reivindicadas pela Confederação Nacional da Agricultura para fazer face aos prejuízos causados pela seca
Face à seca prolongada que se regista no país, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) veio a público defender a necessidade de aplicação de medidas excepcionais, por parte do Ministério da Agricultura.

A CNA reivindica o levantamento e monitorização da situação concreta e das previsões, com os correspondentes prejuízos, região a região; a dotação orçamental para programas de apoios financeiros directos (nacionais e comunitários) por perda de culturas ou animais e para compra de palhas e silagens por parte dos pequenos e médios Agricultores; a reposição da Ajuda à Electricidade Verde, na base de um reembolso de 40 por cento sobre o valor do consumo de electricidade em actividades agrícolas; o aumento do “benefício fiscal” (desconto) no Gasóleo Agrícola; a (grande) Redução, ou mesmo a isenção durante alguns meses, das contribuições dos Agricultores para a Segurança Social. Segundo a CNA estes apoios públicos são necessários para permitir a sobrevivência, em actividade, de muitas explorações agrícolas e pecuárias.
“Aliás, são também condição necessária ao aumento da Produção Nacional e à redução do défice “suicida” ( mais de 3 500 milhões de euros anuais) da balança agro-alimentar de pagamentos do nosso País”, sublinha, em comunicado à imprensa.
A seca tem afectado, de uma forma geral, todas as culturas de Outono/Inverno (cereais), os pastos naturais, os pomares e olivais. Nesta situação, os agricultores portugueses “sofrem prejuízos acrescidos que, assim, se juntam à falta de escoamento e aos baixos preços da produção nacional”. A CNA avança ainda que a falta de chuva implica o aumento da rega mecânica, o que provoca o aumento dos custos de produção tendo também em conta que a electricidade e os combustíveis estão cada vez mais caros.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário