Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ULS confirma a falta de enfermeiros


A directora de Enfermagem da Unidade Local de Saúde do Nordeste confirma que há falta de enfermeiros nos centros de saúde e nos hospitais do distrito.
A carência de profissionais no Nordeste Transmontano foi denunciada, ontem, pelo Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, que visitou as unidades de saúde da região.
No entanto, Ângela Prior garante que o Conselho de Administração quer contratar mais profissionais, mas diz que falta financiamento.
A ULS Nordeste está a alargar os horários dos enfermeiros para garantir o funcionamento de todos os serviços.
Segundo a directora de Enfermagem da ULS esta foi uma das soluções encontradas para colmatar a falta de profissionais.
Mesmo assim, Ângela Prior admite que é necessário fazer mais contratações. “Para que haja mais enfermeiros é necessário que sejam aprovadas as propostas que nós apresentamos de contratos de mais enfermeiros”, acrescentou. “Mas para isso é necessário que haja mais cabimento orçamental. Tudo isto se prende com financiamento”, concluiu a responsável.
Declarações proferidas, ontem, durante a visita institucional do Bastonário da Ordem dos Enfermeiros à ULS Nordeste.
Germano Couto diz mesmo que os cidadãos não estão a ter acesso aos cuidados de saúde a que têm direito, apesar dos esforços do Conselho de Administração da ULS. “Nós estamos com uma dotação de 4.6 enfermeiros por mil habitantes, quando o rácio nacional é de 6.1 e já esse é muito inferior ao desejável. Comparativamente ao da união europeia que é de 8.7 por mil habitantes”, revelou.
Está já prevista a realização de uma reunião entre o Bastonário, o Conselho de Administração da ULS Nordeste e o Ministro da Saúde, para debater questões ligadas ao financiamento e às dotações de enfermeiros.
A ULS Nordeste tem, actualmente, 619 enfermeiros, para servir um distrito com cerca de 136 mil habitantes.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário