Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

TRÁS-OS-MONTES


Região recôndita e misteriosa
Trás-os-Montes é um nome bem apropriado para esta zona do interior Norte de Portugal. Planaltos e montanhas majestosas, vilas e aldeias históricas intocadas, águas termais purificantes e curadoras, cozinha tradicional e a hospitalidade genuína de um povo orgulhoso dos seus costumes.
Rusticidade e beleza próprias
Bonitas cidades como Chaves e Bragança ou locais como Vidago merecem uma visita prolongada. Esta região remota e montanhosa oferece cenários únicos, como são as amendoeiras em flor, vilas históricas, paisagens naturais e uma gastronomia riquíssima. Bragança e o seu núcleo histórico estão situados no extremo do Parque Natural de Montesinho – uma das zonas florestais mais selvagens da Europa, com uma enorme diversidade de fauna e flora.
A vida quotidiana não sofreu muitas alterações durante séculos e estas vilas isoladas possuem uma beleza rústica muito própria. Os habitantes têm um modo de vida tradicional, especialmente nas cidades e vilas mais pequenas, como Miranda do Douro, com tradições muito particulares como prova o dialeto mirandês, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta.
À descoberta de sabores, memórias e tradições
Trás-os-Montes é uma zona riquíssima e peculiar no que respeita a gastronomia e tradições, com destaque para o azeite de grande qualidade e a riquíssima alheira, um enchido típico muito apreciado. As celebrações do Carnaval em Trás-os-Montes são vibrantes e plenas de tradição. Os festejos prolongam-se durante os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas, e incluem trajes vistosos, desfiles animados e música tradicional, atraindo visitantes de todo o mundo. Termas revigorantes e natureza selvagem são predicados de uma zona muito preservada, dona de uma beleza admirável.
A não perder
Bragança e Parque Natural de Montesinho, Praia Fluvial da Albufeira do Azibo - Macedo de Cavaleiros, Caldas Santas de Carvalhelhos, Mirandela, Miranda do Douro, Vidago. Termas de Chaves, Termas de Pedras Salgadas e Termas de Vidago.

Sem comentários:

Enviar um comentário