Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Festival promove o butelo com casulas
No próximo fim-de-semana, o butelo e as casulas vão estar em destaque nos restaurantes de Bragança. Trata-se da primeira edição de um festival que quer promover estes dois produtos típicos desta época do ano.
No concelho aderiram à iniciativa 21 restaurantes, mas há mais 30 por todo o País que quiseram juntar-se a este festival. É o resultado da promoção que a Câmara Municipal de Bragança (CMB) fez no início do mês nas cidades de Lisboa e Porto.
“87 restaurantes do País solicitaram-nos butelo para provar e depois decidir se vão ou não utilizar com mais frequência. 30 decidiram aderir ao festival e nesse fim-de-semana vão ter butelo e casulas nas ementas. São restaurantes em Albufeira, Sintra, Cascais, Lisboa, Porto, Baião e Amarante. Ou seja, o festival já tem um cariz nacional e ultrapassou as nossas expectativas de ser um festival a nível local”, salienta o vice-presidente da CMB, Rui Caseiro.
A procura foi tanta que o butelo esgotou em alguns estabelecimentos comerciais do Mercado Municipal de Bragança, que já não conseguem satisfazer a procura.
Butelo esgotado
“Eu tinha mais de cem quilos e esgotei tudo. As pessoas continuam a procurar porque é uma coisa que se vende bem nesta altura, mas acho que este ano houve mais procura”, afirma Balbina Ferreira.
Já Manuel Moreira acha que se tem “vendido mais ou menos o mesmo, embora este ano seja mais conhecido a nível nacional e as pessoas compram bastante”.
O Festival do Butelo e das Casulas começa na sexta-feira com uma conferência de Fátima Moura, uma perita na área da gastronomia, no sábado serão entronizados os novos confrades da Confraria do Butelo e das Casulas e no domingo serão organizadas visitas guiadas a alguns equipamentos culturais.
De salientar que durante o fim-de-semana os restaurantes e a hotelaria vão praticar descontos entre os 10 e os 20 por cento, sendo que os clientes vão beneficiar de entradas grátis nos museus da cidade.
in:jornalnordeste.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário