A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães vai estar presente na Feira do Património que se realiza durante este fim-de-semana em Lisboa. O certame é promovido pela patrimonio.pt, uma plataforma de comunicação online sobre património em Portugal.
Este ano, o tema da feira é “Economia do Património” e, segundo a organização, pretende ser “um encontro de profissionais do meio, alargado a outros agentes económicos dos sectores da Cultura, Economia e do Turismo, numa sinergia potenciadora de novos negócios e fortalecimento de um mercado com grande potencial de desenvolvimento”.
A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães está presente no certame através do stand do Turismo Porto e Norte, onde terá em projeção um vídeo promocional do Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira, a mais recente estrutura cultural deste concelho duriense.
O Museu da Memória Rural é uma nova estrutura cultural do concelho de Carrazeda de Ansiães exclusivamente dedicada ao património imaterial. Trata-se da primeira unidade museológica a trabalhar de forma abrangente temáticas relativas à cultura rural da região duriense e transmontana, sendo um espaço destinado ao estudo e à recolha das tradições e saberes concelhios e regionais que atulamente estão a cair em desuso, iniciando-se o discurso museográfico, numa primeira fase, com a exposição de temáticas relacionadas com as antigas práticas das culturas da vinha e dos cereais.
Suportado num conjunto de recursos tecnológicos, onde se incluem as mais recentes soluções multimédia, o Museu da Memória Rural assume-se com um caráter fundamentalmente didático, constituindo uma homenagem à cultura rural de um povo que possui uma longa história e uma ancestral tradição cultural que urge preservar, estudar e difundir.
in:noticiasdonordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário