Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Apresentado o Livro “Farrusco: Um Cão de Gado Trasmontano” de Isabel Mateus

No passado dia 19 de Abril, a Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo recebeu a apresentação do livro “Farrusco – Um Cão de Gado Transmontano” de Isabel Mateus.
O Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo presidiu à sessão referindo que “estamos aqui presentes também para comemorar o que era Moncorvo há uns anos atrás” e que este livro ”nos faz transportar para aquilo que nunca devemos esquecer que é aquilo que fomos”.
De seguida tomou a palavra a Dra. Olinda Brás que falou sobre o percurso profissional da autora e apresentou o livro. Sublinhou que é um livro diferente porque a personagem principal é um cão. Não é um cão qualquer é típico da nossa zona, mas que tem caraterísticas próprias e que esteve em vias de extinção.
Isabel Mateus, a autora natural das Quintas do Corisco, explicou que o livro tem passagens no largo da corredoura e nas Quintas do Corisco. Referiu ainda que o Farrusco é um guardador de rebanhos e que é um ser inteiro, como que um ser humano.
A autora pretendeu mostrá-lo num contexto geocultural onde há violência e situá-lo na época da emigração, onde há fome e a terra é madrasta.
No final, o Município de Torre de Moncorvo ofereceu ao público presente um exemplar do livro que a autora teve todo o gosto em autografar.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário