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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Autarca quer desviar transportes internacionais de mercadorias para Bragança

O presidente da Câmara de Bragança quer canalizar para esta região o fluxo de transportes internacionais de mercadorias com a construção de uma ligação a Espanha mais rápida do que os percursos atuais no norte e centro de Portugal.
O social-democrata Hernâni Dias defendeu hoje que com 60 milhões de euros conseguirá construir a ligação Bragança/Puebla de Sanábria reclamada há décadas e abandonada pelos obstáculos ambientais da travessia em pleno Parque Natural de Montesinho.
O autarca insistiu, em declarações à Lusa, que a ligação "é importante e necessária" e que "pouparia 70 quilómetros" aos transportadores do norte e centro do país que atualmente a partir do Porto seguem para a zona espanhola de Vigo, e de Aveiro para Salamanca, através da fronteira de Vila Formoso.
Segundo o autarca, a distância para os portos espanhóis de Santander, Bilbao, Gijon que são os destinos e origem das mercadorias seria encurtada com a ligação a Puebla de Sanábria.
O projeto em causa tem já mais de duas décadas e chegou a fazer parte do Plano Rodoviário Nacional como a continuação do IP2, a via rápida que liga todo o interior de Portugal, de norte a sul.
Se esta ligação não for enquadrada no novo quadro comunitário, o presidente da Câmara de Bragança tem "a noção clara e quase a certeza absoluta" que não voltará a ter uma oportunidade.
Hernâni Dias reiterou que "esta infraestrutura é necessária para o desenvolvimento de Bragança, da região e do país também".
O autarca social-democrata quer aliar esta ligação a outro projeto de 12 milhões de euros para a ampliação da pista do aeródromo municipal de Bragança de 1.700 para 2.300 metros e a sua transformação em aeroporto regional.
"Dar-nos-ia mais capacidade em termos de desenvolvimento económico e também em termos turísticos com uma ligação aérea para o norte da Europa ou para outros destinos", considerou.
Segundo disse, a autarquia "está a encetar contactos com operadoras low cost para tentar perceber se há algum interesse em operarem em Bragança e de que forma é que o aeródromo tem capacidade para expandir, para crescer e com isso captar outro tipo de públicos".
A ambição do presidente da Câmara foi hoje apoiada na Assembleia Municipal de Bragança com a aprovação por maioria de uma moção a defender os dois projetos.

HFI // MSP
Lusa/fim

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