O Centro Histórico da vila de Torre de Moncorvo possui desde dia 19 Abril mais dois núcleos museológicos que completam a oferta cultural disponível para os munícipes e turistas que visitam a região.
O Núcleo Museológico da Casa da Roda situa-se no antigo edifício onde estava instalado o posto de turismo.
A Casa da Roda encontra-se agora redecorada à época e com o mesmo ambiente em que a rodeira e o rodeiro recolhiam as crianças. No interior, e logo à entrada, encontram-se dois berços onde eram colocados os expostos, a rodeira vestida com os trajes da época e uma mala com as roupinhas das crianças.
Num ecrã interativo estão disponíveis os bilhetes entregues com as crianças.
Na cozinha encontramos a lareira, o escano e os utensílios de cozinha utilizados na altura. O quarto possuiu uma cama coberta com uma colcha e cobertores antigos, um lavatório, um baú e um candeeiro antigo. Este novo espaço permite um melhor conhecimento do passado e da história mais recente de Torre de Moncorvo.
O Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior VER VIDEO reabriu recentemente ao público e possui um vasto espólio constituído por registos fotográficos desde 1894, num total de cerca de 100 mil fotografias, conta ainda com uma coleção de máquinas fotográficas e máquinas de projetar e filmar.
Dispõe também de vários filmes em formato 9,5mm, super 8 e 8mm e uma coleção de faiança a partir do século XVI. Este espaço situa-se na Rua Dr. Campos Monteiro, e juntamente com a Igreja da Misericórdia, Museu de Arte Sacra e Núcleo Museológico da Casa da Roda criam um novo polo cultural na parte histórica da vila.
O Núcleo da Casa da Roda foi inaugurado e o Núcleo da Fotografia reaberto ao público no passado dia 19 de Abril na presença do Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, do Vice-presidente, Victor Moreira, e da população em geral que fez questão de conhecer estes novos museus.
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário