Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Voluntários Europeus e Asiáticos participam em Campo de Trabalho em Uva

Um grupo de 21 voluntários oriundos de países europeus e asiáticos está a reocupar pombais tradicionais e outros edifícios rurais na aldeia de Uva, no concelho transmontano de Vimioso, permitindo a melhoria dos imóveis característicos da região. 
O campo de trabalho, que se prolonga até ao próximo dia 18 julho, junta jovens oriundos de países com Espanha, França, Rússia, China, Coreia do Sul, Taiwan, Eslováquia, República Checa e Bélgica.
"Os principais objetivos do campo de trabalho internacional são a recuperação e valorização de edifícios rurais que são, também, património cultural, bem como a partilha de experiências entre diversas culturas”, explicou a responsável pela Palombar- Associação de Conservação da Natureza e Património Rural, Teresa Nóvoa.
O campo de trabalho é promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e conta com a colaboração dos voluntários recrutados pela Palombar.
Deste modo, a Palombar pretende associar a descoberta de uma região ao trabalho em prol da preservação e da revitalização do meio ambiente.
Quem participa no campo de voluntariado internacional depressa se apercebe das características da região do planalto mirandês e das suas construções, como é caso dos pombais tradicionais.
Miguel Mundó, um voluntário vindo de Barcelona (Espanha), disse que nunca tinha visto tantos pombais e tão juntos o que confere à aldeia de Uva uma paisagem singular.
"Estou a gostar da experiência porque trabalho ao ar livre e estou a contribuir para a preservação do património cultural de uma região. É uma experiência única dentro das minhas férias de verão", acrescentou o jovem catalão.
Por seu lado, Kuei-Wen Huang vinda de Taiwan, refere que está viver uma experiência agradável e está a à descoberta de uma região única em Portugal.
"Trata-se de um campo de trabalho bastante interessente, já que tenho a oportunidade para além da descoberta do património e ao mesmo tempo conviver com gente diferente oriunda de vários países e continentes", acrescentou.
Os voluntários têm a oportunidade de aprender e experimentar todas as técnicas tradicionais de construção que fazem parte do processo, nomeadamente picar o reboco, preparar e aplicar a argamassa ou reparar o telhado.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário