Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Alfândega da Fé vai acabar com desigualdades no tratamento de homens e mulheres

O município de Alfândega da Fé quer acabar com a desigualdade de tratamento entre homens e mulheres.
Esta medida foi anunciada, ontem, pela presidente da câmara municipal, durante um workshop sobre a elaboração de Planos Municipais para a Igualdade de Género, o primeiro realizado no distrito de Bragança. 
A presidente do município, Berta Nunes, assegura que esta alteração pretende acabar com desigualdades de género nos documentos oficiais e nas comunicações da autarquia. “Queremos implementar uma escrita mais respeitadora da igualdade de género. A forma como se escreve e como se fala é um espelho da desigualdade entre homens e mulheres e muitas vezes usamos o masculino para representar o género feminino e masculino”, explica Berta Nunes.
Outra das preocupações que vai merecer a atenção do município neste âmbito será a violência doméstica, que autarca considera ser “um flagelo social no nosso país muito grave. É muito importante trabalhar na prevenção, que se faz sensibilizando, chamando a atenção para o problema”. Esta questão será combatida através dos vários mecanismos criados a nível local como o gabinete de apoio à vítima ou campanhas de prevenção de violência no namoro ou contra idosos.
O workshop que contou com membros de outras autarquias, foi organizado em conjunto com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). 
Rosa Oliveira, representante do organismo, explica que este plano municipal parte de um diagnóstico a várias áreas da autarquia que avalia o que pode ser melhorado na área da paridade.
Alfândega da Fé foi pioneira a nível distrital na implementação do Plano para a igualdade de género a nível Municipal e uma das primeiras autarquias a ter uma conselheira para a igualdade. 
Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro também já elaboraram um plano que pretende melhorar as práticas sociais nos municípios.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário