Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Mais apoios para os pequenos agricultores

O novo quadro comunitário vai trazer mais apoios para os agricultores da região. A novidade foi dada aos agricultores de Sambade, no concelho de Alfândega da Fé, durante a Festa da Montanha, que decorreu no fim-de-semana.
Dina Fernandes, de empresa de consultoria na área agrícola, foi uma das convidadas para explicar as alterações prevista aos produtores. 
A técnica agrícola explica que há um valor base de apoio que pode aumentar consoante as características do projecto. “ O apoio pode chegar aos 50 por cento nas zonas menos desfavorecidas e aos 60 por cento nas mais desfavorecidas. A taxa base de apoio situa-se nos 30 por cento, e vai subindo mais 10 porcento se forem cumpridos os requisitos de situar zonas menos desenvolvidas, pertencer organizações de produtores ou ser jovem agricultor, destaca a responsável.
A técnica agrícola considera que uma das principais vertentes das ajudas comunitárias, que pode beneficiar os agricultores transmontanos, é o facto de poderem existir benefícios para pequenas explorações agrícolas. Nos pequenos investimentos, até 25 mil euros, os agricultores podem ir buscar uma ajuda de 50 por cento, o que pode ser útil para, por exemplo, pequenas instalações, preparação de terrenos ou compra das plantas. É uma oportunidade para aproveitar pequenos talhões de terreno e não os deixar ao abandono”, sublinha Dina Fernandes. 
Durante o seminário foi ainda revelado que haverá um prémio extra para a compra de animais, que pode chegar aos 20 mil euros. 
O presidente da Junta de Freguesia de Sambade, Ricardo Pimentel, assegura que “para além de informar os agricultores, a Festa da Montanha também ajuda a promover os produtos regionais”. 
As doenças que afectam actualmente os castanheiros estiveram também em debate no seminário integrado na Festa da Montanha de Sambade.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário