Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

AEPGA vai realizar Trabalho de Campo pelas Aldeias do Planalto Mirandês

Acontece todos os anos por esta altura, a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) promove pelas aldeias do Planalto Mirandês trabalho de campo com vista a verificar o estado sanitário dos animais.

Durante os meses de fevereiro e março, a AEPGA vai visitar todas as localidades dos concelhos de Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro para realizar o seu já habitual trabalho de campo. A novidade deste ano consiste no esclarecimento dos criadores da Raça Asinina de Miranda – Burro de Miranda – sobre o actual sistema nacional de identificação dos equídeos (equinos, asininos e muares) nascidos ou introduzidos em Portugal, e proceder à respectiva emissão do “Livro Azul” - para animais de ascendência conhecida – ou do “Livro Verde” - para animais de ascendência desconhecida ou ainda não registados no livro genealógico da Raça Asinina de Miranda. 

Será ainda verificado o estado sanitário dos animais, com o apoio do veterinário da Associação e do nosso ferrador, bem como conceder a declaração anual do efectivo da raça aos criadores que queiram candidatar-se à acção agro-ambiental “Protecção da Biodiversidade Doméstica” – Proder. 

Estão programadas 55 visitas a realizar na região ao longo destes dois meses. Contudo, ficam ainda a faltar os muitos criadores de Burros de Miranda que se encontram dispersos pelo país mas que poderão contar, de igual forma, com o apoio da AEPGA. Para isso basta contactar a associação por um e-mail ou através do telefone 925790397(6) e requerer o agendamento de uma visita. 

Este trabalho de campo pretende recolher os dados necessários à gestão do livro genealógico da raça, promovendo desta forma a monitorização do bem-estar de todos os Burros de Miranda e do país.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário