Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Bragança: Falta de água nas torneiras obriga a activar plano de emergência

Torneiras sem água. É este o problema que está a preocupar os responsáveis autárquicos do concelho de Bragança, que já foram obrigados a activar um plano de emergência com vista a diminuir o impacto desta situação em algumas aldeias do concelho cuja população aumenta significativamente durante o mês de agosto.

Neste momento são já 15 as aldeias do concelho de Bragança que diariamente estão a ser abastecidas pelos bombeiros, e não fosse este plano de emergência e as pessoas não teriam água para as necessidades diárias fundamentais como fazer comer ou higiene pessoal. 

O já longo período de seca que se tem registado no Nordeste Transmontano é a principal causa desta situação, que ainda é mais agravada devido ao aumento de consumo com a chegada de emigrantes.

Os autotanques dos bombeiros estão a transportar diariamente milhares de litros de água da rede pública da cidade para os reservatórios nas aldeias, mas a situação é bastante grave e algumas medidas adicionais deverão ser tomadas caso não chova até ao final deste mês de agosto.

Segundo o presidente da Câmara a continuar esta situação de seca e com estes consumos por parte da população só haverá água para os próximos 80 dias. Hernâni Dias, ouvido pela estação de Rádio TSF, diz que mais medidas de contenção poderão vir a ter de ser usadas. 

" Neste momento, sem perspetivas de chuva, teremos de implementar outras medidas que passarão, por exemplo, pela proibição de rega de todos os jardins privados, também de lavagem de viaturas, nós próprios, suspendermos a rega de todos os jardins da cidade e também impor o chamado tarifário proibitivo que tem preços demasiadamente altos a partir dos dez metros cúbicos de consumo", referiu o autarca.

Sem comentários:

Enviar um comentário