Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Projeto RAKIFI está em Alfândega da Fé. Jovens escuteiros ajudam idosos que vivem sozinhos

Até ao final desta semana (21 de agosto) um grupo de jovens escuteiros do distrito de Leiria está no concelho de Alfândega da Fé a desenvolver um projeto de voluntariado junto da comunidade idosa.

Trata-se do projeto RAFIKI, desenvolvido no âmbito do projeto Mensageiros da Paz da Organização Mundial do Movimento Escutista. Uma iniciativa que pretende promover a paz na dimensão pessoal, comunitária e na relação entre a humanidade e o meio envolvente. Tem como principal objetivo levar alegria e animação às aldeias mais isoladas do país, combatendo o isolamento social e a solidão.

Em Alfândega da Fé a ação abrange as localidades de Gebelim, Soeima, Sambade, Parada e Sendim da Ribeira. Trata-se de aldeias que no concelho apresentam um maior número de idosos a viver sozinhos, pessoas que apontam a solidão como um dos principais problemas que enfrentam. Foi a pensar nisso que o grupo de jovens se fez à estrada para apoiar estas pessoas durante as férias de verão. Apoio que pode ir desde a simples companhia até ao auxílio nas tarefas domésticas e no campo, passando pela execução de algumas reparações em casa. 

No concelho estão referenciados mais de 200 idosos que vivem sozinhos. Só a localidade de Sambade tem 19 pessoas identificadas, Gebelim e Soeima somam 13 e Parada e Sendim da Ribeira 17. Uma problemática que tem preocupado o município e que já o levou a apoiar e desenvolver projetos direcionados para esta fatia da população. É o caso do projeto de voluntariado desenvolvido em conjunto com a Liga dos Amigos do Centro de Saúde ou do Sorriso Sénior, destinado a combater o isolamento e solidão dos idosos através da disponibilização de sessões de reabilitação psicomotora, apoio domiciliário, serviço de enfermagem, intervenção psicológica e apoio e dinamização de atividades lúdicas. 

A iniciativa deste grupo de escuteiros é entendida como um complemento a estas ações e também como mais uma forma de chamar a atenção para esta problemática. 

Alfândega da Fé é o primeiro concelho do distrito a receber o projeto RAFIK, que vai estar na região de bragança até ao final do mês de Agosto. 

NI CM Alfândega da Fé ( Sónia Lavrador)

Sem comentários:

Enviar um comentário