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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Custo final da Autoestrada do Marão entre 260 a 270 ME. Portagem será de dois euros

A Autoestrada do Marão, que inclui um túnel rodoviário de 5,6 quilómetros, vai custar entre 260 a 270 milhões de euros e a portagem a cobrar rondará os dois euros, disse hoje o presidente da Infraestruturas de Portugal.

António Ramalho, que falava após a conclusão da escavação de uma das galerias do Túnel do Marão, referiu que esta autoestrada vai ter um investimento final que ronda entre os 260 a 270 milhões, valores abaixo do inicialmente previsto.

A Autoestrada do Marão, que incluiu o maior túnel rodoviário da Península Ibérica, foi a primeira obra público privada resgatada pelo Estado, devido a incumprimentos por parte da concessionária, e está agora a poucos meses da conclusão.

“Os prazos estão programados, há pequenos desvios que não chegam a 01%. Portanto, a expectativa é que terminemos a parte da obra respeitante ao troço nascente e poente no dia 17 de dezembro e terminemos a obra de construção civil do túnel no final do ano”, salientou António Ramalho.

Depois, serão precisos dois meses de testes dos sistemas eletrónicos de controlo de incidentes e de gestão da climatização.

A autoestrada deverá abrir ao tráfego até final do primeiro trimestre de 2016, seis anos depois do início da construção.

Pelo meio a construção parou por três vezes. Após ter resgatado a concessão da Autoestrada do Marão, depois da paragem das obras em junho de 2011, o Estado dividiu os trabalhos em três empreitadas, nomeadamente a do túnel e os acessos poente e nascente.

Hoje, o dia foi simbólico porque se uniram as galerias sul do túnel, permitindo conclui a escavação dos 5,6 quilómetros de autoestrada que atravessam a serra do Marão. A união da outra galeria ocorrerá no final deste mês.

Esta via vai ligar a A4 (Porto/ Amarante) à Autoestrada Transmontana (Vila Real/ Bragança).

Para atravessar os 26 quilómetros desta autoestrada ter-se-á que pagar cerca de dois euros de portagem.

É um valor, segundo António Ramalho, que fica abaixo do inicialmente previsto e que é possível porque se “conseguiu poupar na construção do túnel”.

António Ramalho destacou também que a obra tem decorrido sem acidentes graves e salientou que se apostou num modelo de grande segurança.

Mas para quem trabalha dentro dos túneis, a fé também dá uma grande ajuda e, por isso, foram colocadas quatro imagens de Santa Bárbara, nas quatro bocas do túnel, onde muitos rezam antes de começarem a trabalhar.

A tradição é cumprida e, no final, quando o túnel estiver completamente pronto, as santas serão entregues a instituições religiosas porque não podem voltar a ser utilizadas numa outra obra.

Agência Lusa

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