Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

"Ponte" tecnológica transmontana aproxima jovens emigrantes de pais e avós

A associação transmontana Leque anunciou hoje um projeto, apoiado em novas tecnologias, para aproximar jovens emigrados dos seus pais e avós que estejam sós ou quase isolados nas aldeias daquela região.

"A ideia é estabelecer uma ponte familiar, para depois se instalarem meios de comunicação necessários ao estabelecimento de ligações de áudio e imagem com recurso ao 'Skype' através de videoconferência", enfatizou à agência Lusa a psicóloga Celmira Macedo, mentora do projeto.

O projeto começará a ser desenvolvido em 10 aldeias do concelho de Miranda do Douro, podendo estender-se aos municípios de Mogadouro e Alfândega da Fé, todos no distrito de Bragança.

Numa primeira fase, haverá um contacto com a comunidade de emigrantes, seguindo-se a identificação das necessidades de cada um dos seus familiares mais idosos, bem como a instalação de equipamentos.

Os pontos de ligação de áudio e imagem com recurso ao 'Skype' serão instalados nas sedes das juntas de freguesia para os idosos com mobilidade. Para os que tenham mobilidade reduzida ou estejam acamados, os equipamentos serão colocados nas residências de cada um.

"Com esta estratégia vamos colocar os idosos a falar com os filhos e netos, e ver a suas caras, principalmente, em épocas festivas, como o Natal ou a Páscoa, mas também nas férias de verão", especificou Celmira Macedo.

O projeto tem igualmente uma componente "biopsicossocial", que se traduz no tratamento da parte física, psíquica e social das pessoas seniores intervenientes no projeto.

"Com uma equipa de técnicos e terapeutas vamos ajudar na reabilitação dos idosos na sua saúde física. A componente emocional será tratada com este contacto direto que é feito com os familiares mais chegados", explicou.

A ajudar a lidar com as novas tecnologias estarão no terreno técnicos preparados e formados para o efeito.

Para a implantação do projeto, a associação Leque beneficia da circunstância de ter vencido um dos prémios "BPI - Seniores" e, no âmbito de uma parceria parceria com o município de Miranda do Douro, será disponibilizada uma carrinha que levará os técnicos às aldeias.

FYP // JGJ
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário