Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Miranda do Douro pede intervenção urgente nos taludes da EN218 para evitar derrocadas

O presidente da câmara de Miranda do Douro reclamou hoje uma "intervenção urgente", na estabilização dos taludes da Estrada Nacional (EN218), que liga a cidade transmontana à fronteira com Espanha, devido ao perigo "iminente" de derrocada.

"Há muitas promessas de intervenção nos taludes sobranceiros à via. O estudo para a realização da obra deveria ter sido apresentado até setembro de 2015 e até há data não dispomos de qualquer informação sobre a matéria", disse hoje à Lusa, Artur Nunes.

Segundo o autarca, a limpeza da via e a retirada das pedras que se soltam da encosta, devido às chuvas dos últimos dias, têm sido feita com meios da autarquia.

"O que mais me preocupa é um dia acordarmos com um desastre de grande dimensão porque se trata de uma estrada com um volume de tráfego considerável e de um momento para o outro a derrocada pode causar estragos e danos irreparáveis", frisou.

Os responsáveis autárquicos garantem que há cerca de seis anos que estão a alertar para os perigos escondidos nas encostas do troço da EN218, que liga Miranda do Douro à fronteira com Espanha.

"Esperávamos que as obras de consolidação já estivessem a decorrer, para que quando chegássemos ao período de verão a situação estivesse resolvida e não houvesse constrangimentos de circulação de turistas e mercadorias", indicou.

De recordar que em meados de novembro de 2014 foi registada uma violenta queda de pedras, que deixou uma parte da via intransitável, tendo sido escoado o trânsito por um terreno particular em terra batida, durante um longo período de tempo.

"Neste inverno, já se registaram cortes temporários naquele troço da EN218 para a retirada de pedras e limpeza da via", assegurou o autarca.

Nessa altura, situação foi relatada ao antigo Instituto de Estradas de Portugal, através da proteção civil municipal de Miranda do Douro.

Contactada pela Lusa, a empresa Infraestruturas de Portugal informa que o projeto de execução e de expropriações da obra estabilização dos taludes da EN218 encontra-se atualmente em fase de conclusão e prevê-se a intervenção ao longo de 2,1 quilómetros entre Miranda do Douro e a fronteira.

Contudo, não foi adiantada uma data para o início da obra, que terá um custo previsto de três milhões de euros.

FYP // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário