Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Os riscos profissionais e os apoios na agricultura em colóquio

O Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros participou, esta segunda-feira, no colóquio organizado pela Cooperativa Agrícola e Confagri, realizado no Centro Cultural.

Na intervenção final da tarde, Duarte Moreno defendeu uma proteção maior do Estado aos agricultores e um esforço dos “governantes em garantir que os pagamentos à fileira se façam em calendários mais curtos e que se reduzam ao máximo as devoluções a Bruxelas dos apoios acordados para a Agricultura.” 

Lamentando ter “sido preciso chegar a uma situação económica como a verificada em 2011, para os governantes perceberem que o país não conseguiria sobreviver sem uma agricultura forte”, o autarca defendeu o reforço dos apoios aos jovens agricultores, com os prémios à primeira instalação e os pagamentos por hectare e “incentivado o empreendedorismo no mundo rural, com novas formas de financiamento, o acesso ao Banco de Terras e a profissionalização dos mecanismos de comercialização, por exemplo”. 

Perante uma plateia de agricultores, responsáveis de gabinetes agrícolas e membros de cooperativas olivícolas de todo o país, Duarte Moreno reafirmou que “a valorização da atividade agrícola é contribuir decisivamente para o desenvolvimento de territórios como o do concelho de Macedo de Cavaleiros”, reforçando a necessidade de fomento “das estratégias de parceria, também com as Câmaras Municipais, mas sobretudo com o incremento cooperativo, numa lógica de que todos juntos somos mais fortes”. 

O colóquio, centrado na sensibilização para a prevenção de riscos profissionais em máquinas e equipamentos de trabalho e nos apoios no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural, foi seguido do encontro de cooperativas agrícolas, centrada na informação, pela GNR, sobre a fiscalização de lagares de azeite.

NI-Nélio Pimentel

Sem comentários:

Enviar um comentário