Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Vinhais // Mil Diabos à solta vão chicotear população para a purificar

Quarta-feira de Cinzas, este ano assinalada a 10 de fevereiro, é dia de renovar uma antiga tradição de Vinhais marcada pela saída da morte e do diabo à rua, neste caso materializada por uma invasão com mil diabos vestidos de vermelho, munidos de chicotes para açoitar quem encontram, especialmente as mulheres jovens.
A imposição de cinzas realiza-se após a missa, dando início à Quaresma. Depois da celebração cristã a festa é pagã com uma espécie de "exército demoníaco" a invadir ruas e praças, onde todos são convidados a vestir a pele do diabo.
Os costume foi recuperado há 7 anos, numa altura em estava em risco de se perder "e só restavam alguns fatos amarelecidos pelo tempo por estarem guardados", deu conta Roberto Afonso, vereador da Cultura no município de Vinhais, durante a apresentação da iniciativa na passada quarta-feira.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário